8 Fatos que você deve saber sobre a hipertensão arterial
- Consultório 888

- 7 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Vale lembrar que o diagnóstico da hipertensão somente pode ser feito por um médico. Em todos os casos, os cuidados com a saúde devem ser diários.
1. A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão arterial, é igual ou superior a 140 por 90 mmhg.
2. A pressão arterial pode variar durante o dia. A tendência é que ela diminua quando estamos dormindo e aumente quando realizamos esforço físico.
3. A hipertensão, na maioria das vezes, é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.
4. Ela não tem cura, mas pode e deve ser controlada. O tratamento contínuo pode evitar futuros infartos do coração, derrames e paralisação dos rins. Ele deve ser feito através de remédios e hábitos saudáveis (diminuir a quantidade de sal na alimentação e diminuir bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse).
5. O acompanhamento anual com um médico é o mais indicado para quem possui hipertensão. E quem tem fatores de risco também devem manter o check-up cardíaco em dia para prevenir o surgimento da hipertensão e outras doenças. No consultório 888 contamos com atendimento de excelência. Agenda já sua consulta pelos nossos canais.
6. O sal pode interferir no aumento da pressão arterial, já que ele faz o corpo reter mais líquidos. Porém, não existe a necessidade de os hipertensos se alimentarem apenas de comida sem sal, basta evitar o exagero.
7. A prática de exercícios físicos ajuda a baixar a pressão. O exercício físico adequado não apresenta efeitos colaterais e traz vários benefícios para a saúde, tais como ajudar a controlar o peso e a pressão, diminuir as taxas de gordura e açúcar no sangue, diminuir a tensão emocional e aumentar a auto-estima.
8. Qualquer pessoa pode medir a pressão, desde que esteja apta para isso. Mesmo assim, os profissionais de saúde são os mais indicados.
Texto adaptado da Sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia.





Comentários